quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Posições a reforçar: GR, 6 e avançado (9 ou 7?)

Muito se tem falado sobre o nosso plantel.
Para mim, há certos aspectos que são prioritários.
Para mim, o primeiro é segurar a todo o custo Enzo e Gaitán ou qualquer outro jogador dos considerados essenciais.
O segundo é reforçar a baliza, o meio-campo com um trinco e um avançado para o ataque.

Quanto à baliza, após muitos rumores de vários candidatos ao lugar, Karnezis surge como uma forte possibilidade. De acordo com as notícias, o mesmo já esteve em Lisboa. Em certos jornais até se diz que já terá assinado, mas como ainda não ouvi nem li nada da parte do Benfica, ainda não posso afirmar nada.

Quanto ao jogador em si, não conheço bem. Sei que esteve no mundial ao serviço da Grécia  e que na época transacta representou a Udinese de ItáliaItália.
Artur trás algumas inseguranças e por isso é de urgente arranjar outro guardião para ombrear com o brasileiro por um lugar na equipa principal. Recordo que neste momento, sem ser Artur, não temos grandes alternativas.

Outro aspecto prioritário é a aquisição de um trinco. 
Já é certo que Fejsa apenas regressa lá para Janeiro.
Assim sendo, ficamos apenas com Rúben Amorim e João Teixeira para ocupar a posição mais recuada do meio-campo.
Rúben Amorim é mais um 8 mas pode fazer a posição, é certo, mas em jogos onde seja preciso mais alguma contenção, é necessário alguém com as características de um 6 puro, a segurar bem o meio-campo.
João Teixeira, para além de ainda ser um pouco verde, é mais um box-to-box do que um 6...
Falta alguém possante, com boa capacidade de desarme e bom posicionamento para fazer dupla (se Deus quiser) com Enzo.
Muitos rumores circularam por aí, mas neste momento esta é uma questão um pouco morta.
Com o campeonato aí à porta e com o mercado a fechar em breve, gostava de ver o Benfica fazer alguma movimentação brevemente.
Não estou a pedir nenhum Matic caramba!!!

Posto isto, na minha opinião, apenas falta mais um avançado.
Neste momento temos Lima, Derley, Nélson Oliveira, Jara e Bebé( se JJ o quiser usar no meio).
Lima, apesar de parecer ainda ter que afinar a pontaria, é sempre muito trabalhador e dá muito jogo, joga muito com a equipa. À partida, uma das vagas na frente será dele.
Derley ainda não me convenceu. Sei que no ano passado fez coisas muito boas, e que talvez esteja a ser precipitado, mas para já, ainda não me parece ter o que é preciso.
Nélson Oliveira: gosto das suas movimentações. Corre muito, varia do centro para as alas e joga muito com a equipa. Contudo, a pontaria não é um dos seus pontos fortes. Contudo, eu mantinha-o no plantel.
Jara ainda não me impressionou, não sei se fica na equipa...
Bebé agrada-me. Tem que crescer um pouco mas é explosivo, desequilibrador e tira bons cruzamentos. JJ parece ter mais intenção em o utilizar nas alas do que ao centro.
Sendo assim, falta um jogador de qualidade.
Com Cardozo e Lima na frente, tínhamos um avançado fixo (Cardozo) e um mais líbero (Lima). Na época, a dupla revelou-se de sucesso, um pouco à vista da dupla Saviola-Cardozo. O paraguaio e o brasileiro fizeram muitos golos.
Na época passada, Cardozo lesionou-se e Rodrigo entrou no onze. Com Rodrigo, passámos a ter 2 avançados livres. Os 2 vinham jogar jogo muito atrás. Por vezes era Rodrigo que jogava mais recuado e por vezes era Lima. Com esta dupla, o Benfica começou a jogar de maneira diferente, o meio-campo passou a ter mais apoio e esta fase coincidiu com a melhor fase do Benfica na época anterior. Após isto, sempre que Cardozo regressou, não se conseguiu encaixar no novo estilo de jogo do Benfica.
Não podemos porém esquecer que a dupla Lima-Rodrigo foi menos produtiva do que a dupla Lima-Cardozo.

Por isso fica a questão, deveríamos ir buscar um avançado mais móvel, ou um fixo? 

Esta é a minha opinião. Com o campeonato a começar no próximo fim de semana, o tempo começa a escacear!

2 comentários:

  1. "Corre muito, varia do centro para as alas e joga muito com a equipa"? Nelson Oliveira a jogar para a equipa deve ser em sonhos!
    "Contudo, eu mantia-o no plantel"? Este mantia-o é de mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson Oliveira joga com a equipa, isso é um facto. E isso foi bem visível no Euro 2012 e nos poucos minutos que foi utilizado no Benfica. Não estou a dizer que venha buscar jogo como o Lima e o Rodrigo mas é um jogador que para mim é um meio termo entre um 7 e um 9. Podes utilizá-lo mais fixo ou mais móvel.

      Excluir