terça-feira, 29 de julho de 2014

Benfica: A época transacta e a nova época que está à porta

Antes de mais, gostava de pedir desculpa por já não escrever nada à tanto tempo.
Neste tempo de ausência falhei a conquista do triplete nacional e a roubalheira histórica que foi a final da Liga Europa.

Também, agora acho que já não vale a pena dizer mais nada sobre isso, dentro de nós, todos sabemos o que sentimos e isso é o que importa.

Vamos então debruçar-mo-nos sobre esta nova época.
É indiscutível a mudança que o nosso plantel sofreu. Jogadores muito importantes no sucesso que foi a temporada passada já saíram. 
Contudo, não concordo com os que dizem que é preciso um milagre para o Benfica conseguir revalidar o título de campeão nacional.
Ora vejamos. Na baliza saiu Oblak, um guarda-redes jovem que reuniu um consenso que há muito não havia na nossa baliza. Contudo, saiu por €16 milhões, uma verba muito boa para um guarda-redes e que até lhe deu entrada no top 10 dos guarda-redes mais caros da história. Além disso, o Benfica tem condições para encontrar outro guarda-redes igualmente bom. As escolhas parecem recair no guarda-redes argentino finalista do mundial do Brasil 2014 Romero. O Oblak foi, na minha opinião, bem vendido.
Na defesa perdemos Garay, talvez um dos melhores centrais do futebol actual. Os valores da sua venda deixam algum mistério... para mim, deve haver alguma cláusula na sua transferência, ou algo do género. Para o substituir, utilizaria o Lisandro. Que classe que ele tem. Para mim, é uma espécie de Garay mais novo.
No lado esquerdo, foi Siqueira. O Benfica não se decidia em comprá-lo por €7 milhões, decidiu-se ele em ir embora. Acho que podíamos muito bem ter dispensado a verba em causa para o manter. Para o seu lugar chegaram Benito e Eliseu ( e Djavan que já foi emprestado). Para mim, Benito tem mostrado serviço, acho que nos vai ser muito útil. Eliseu ainda não teve tempo para se mostrar, mas é um jogador que sempre apreciei, confesso.
No lado direito, Maxi Pereira fica e Sílvio também (este que de resto também poderá atuar no lado esquerdo defensivo) e chega Luis Filipe que parece ter muita qualidade pelo que já demonstrou. Cancelo também poderá ser opção. Sempre defendi que este poderá ser um
dos maiores craques do futuro do Benfica mas talvez ainda precise de amadurecer um pouco.
No meio-campo, tudo igual para já. à excepção de André Gomes que de resto já havia sido vendido em Janeiro. Nada de preocupante. Para mim se Enzo saísse, aí sim, era ora de soar o alarme mas se ficar, fico muito mais descansado. Não há razão para o vender agora. O Benfica já fez uma verba muito boa em vendas, não precisa de vender mais. Precisa sim de comprar um médio defensivo, que é a posição que para mim nós mais carecemos, pois recordo que Fejsa só regressa em Janeiro. Talisca, que pode ser 8 ou 6 parece até agora ser a melhor contratação. Já mostrou muita classe e sabedoria em pouco tempo!
Nos flancos, Salvio e Gaitan ficam, sai Markovic que era muito bom mesmo, mas esta posição é aquela em que estamos mais bem servidos por isso não me preocupa muito. Ola John tem muita classe e Bebe também poderá ocupar um dos flancos. Candeias também é outra opção disponível mas não sei sinceramente se arranjará espaço e Pizzi, na minha opinião podia ser uma aposta viável.
Na frente só sai Rodrigo que à semelhança de André Gomes também já tinha sido vendido e por um valor muito bom. Ficam Lima, Cardozo, Derley, Bebe que também pode aparecer no meio e Nelson Oliveira e Jara (que não sei se ficam no plantel).

Tirando conclusões, não me parece que tenhamos um plantel menos competitivo do que o da época passada. Temos sim um plantel um pouco renovado que precisa de criar rotinas e de ganhar entrosamento, o que já se notou neste último jogo frente ao Ajax, jogo que não merecíamos perder.

De resto, as derrotas nesta fase não me preocupam. Basta olhar para o ano transacto: pior pré-época de que me recordo e começo de época também e depois fizemos a época que fizemos!

Tenham calma, que o Benfica é uma máquina a receber as últimas afinações e o nosso JJ vai o por a cilindrar adversários rapidamente.

Tenham fé!

De resto, amanhã segue-se novo jogo de preparação frente ao Sion a contar para a Valais Cup. O jogo vai decorrer às 18h30 (em Portugal) e vai ser transmitido pela Benfica TV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário