quarta-feira, 30 de julho de 2014

Benfica 2-0 Sion

Equipa inicial: Artur, Maxi, César, Sidnei, Eliseu, R. Amorim, Talisca, Gaitán, Salvio, Jara (1), Lima.
Ainda entraram: Paulo Lopes, L. Felipe, Lindelof, Benito, J. Cancelo, A. Almeida, J. Teixeira(1), Ola John, Bebé, N. Oliveira e Derley.
Formação: 4x4x2

A qualidade voltou a surgir, mas deste vez o resultado foi diferente.
O Sion até pode ser uma equipa com menos nome, mas não esqueçamos que é uma equipa

que já fez 11 jogos (se não estou em erro), entre os quais, 3 oficiais.

Colectivamente:

A nossa equipa surgiu com grande ímpeto ofensivo, especialmente no segundo tempo.
O Sion nunca foi uma equipa que criasse grandes problemas. Excepção para 2 bolas de golo de Karlen que Artur defendeu muito bem. Ainda foi um pouco notória a falta de intrusamento entre Sidnei e César, contudo, pareceu-me que Sidnei esteve bem melhor do que o companheiro. 

A primeira parte decorreu sem grandes incidentes e ao intervalo já podíamos estar a ganhar por mais do que um golo de diferença. Destaque para a posição onde surgiu Gaitán. O argentino surgiu a 10, deixando o corredor esquerdo todo para Eliseu, que preencheu bem os espaços.

Na segunda parte, os jogadores que entraram, deram uma nova dinâmica à equipa, proporcionando aquele que para mim foi o melhor período da equipa.
Logo aos 50 min, J. Teixeira marcou, após grande abertura de Bebé para Derley e o ex-Marítimo a oferecer o golo ao jovem médio português. 
Esta segunda parte foi um mar de ocasiões, ora Teixeira, Derley, Nélson, Bebé, enfim... a falta de eficácia ainda é definitivamente um ponto a corrigir.
Neste 2º tempo, tenho que destacar francamente Bebé e Teixeira. Bebé, à menos de 1 semana no clube, faz uma exibição de encher o olho, ora assistindo os colegas, ora aparecendo em zonas de finalização. Parece estar a assimilar bem as instruções do JJ.
Teixeira, hoje actuou mais a 8. Já a 6 me tinha parecido francamente bem, mas nesta posição mais avançada fez estragos! Que bem que esteve. Não consigo evitar a comparação ao André Gomes, têm um estilo de jogo parecido. Sem dúvida que nos pode vir a dar muito.

Sinceramente, fiquei satisfeito. Os jogadores parecem estar a assimilar bem o que se pretende deles, dando para ver que já há um maior entrosamento entre eles. Na 2ª parte até houve tempo para as lindas triangulações!!
Estamos a construir uma boa equipa.

Individualmente:

Artur: Numa altura em que é tão questionada a sua posição, deu a melhor resposta possível, fazendo 2 excelentes defesas.

Maxi Pereira: Não envelhece. Veio trazer experiência e sabedoria à equipa. 

César: Pouco esclarecido. Um dos reforços que ainda me deixa mais reservas. Com o tempo de jogo, foi melhorando.

Sidnei: Quando muitos já não contavam com ele, Sidnei aparece ao melhor nível, tanto nos lances defensivos como a aparecer na área adversária. Uma boa dor de cabeça que vai dar a JJ na escolha dos centrais.

Eliseu: Fantástico. Foi chegar, ver e jogar. Com Gaitán quase sempre no meio, o corredor esquerdo foi todo dele. E que bem que ocupou o espaço. Apareceu bem no ataque, dando profundidade e largura que é o que se pede aos laterais neste estilo de jogo de JJ. Defensivamente não teve oportunidade de se mostrar tanto mas quando apareceu, Fê-lo bem. Que disputa que vai ser entre ele e o Benito.

R. Amorim: Não falha. Traz experiência ao meio-campo. Funcionou bem com o Talisca, ambos a compensarem-se um ao outro. 

Talisca: Em termos de visão não fica nada atrás do nosso Enzo. Fez alguns passes a rasgar, apareceu bem à entrada da área e dispôs de uma grande oportunidade através do um pontapé muito potente. Funcionou bem com o Rúben. Quando este avançava, Talisca recuava e dava o que a equipa precisava: equilíbrio.

Gaitán: Com a dorsal 10, fez jus ao número e apareceu sempre mais a dar apoio aos avançados. Transportou bem o jogo, fez bons passes e assistiu com mestria Franco Jara para o 1º golo do jogo.

Salvio: Sempre muito compenetrado com o ataque. Traz outra velocidade e nunca desiste. Mais do mesmo.

Jara: Desta vez aproveitou bem a oportunidade. Foi sempre dos elementos mais irrequietos, criou lances e coroou a exibição com 1 golo.

Lima: Muito trabalhador, apareceu pouco em zonas de finalização.

Paulo Lopes: Não teve trabalho.

Luís Felipe: Algumas incursões pelo ataque. Defensivamente não teve muito a fazer.

Lindelöf: Sem trabalho, nunca comprometeu.

Benito: Começou a lateral esquerdo e acabou a central. Adaptação forçada devido à falta de centrais. 

João Cancelo: Começou a lateral direito e acabou a lateral esquerdo. Parece ganhar pontos a L. Felipe e parece estar mais próximo de ser alternativa a Maxi. Também joga bem na esquerda e a polivalência é algo que agrada JJ.

A. Almeida: Assumiu as tarefas de 6 e não vacilou. Deu segurança e permitiu que J. Teixeira se pudesse aventurar mais em terrenos mais avançados.

J. Teixeira: Se a 6 já se tinha exibido bem, hoje, a 8, exibiu-se a nível galáctico! Que exibição! Marcou, recuperou bolas, criou ocasiões, podia ter marcado mais, enfim! Trouxe outro ritmo ao meio-campo e foi um dos homens do jogo.

Ola John: Alguns rasgos de qualidade não chegam. Ainda não kostrou nesta pré.época todo o seu potencial e sei que pode fazer melhor.

Bebé: À semelhança do João, veio trazer outro ritmo! Com tão pouco tempo no clube e a maneira como jogou não engana! É craque. Desequilibrou muito, criou ocasiões, assistiu os colegas e apareceu em zonas de finalização quase marcando aos 81 min. Está no 2º golo do Benfica, pois é ele que faz o passe a rasgar para Derley, que depois assiste J. Teixeira. Tem facilidade de remate e é um jogador que não tem problemas em rematar de longe. Pode trazer algo que a equipa ainda não tem.

Derley: Assumiu um pouco o papel de Lima. Veio buscar jogo atrás e esteve bem. Apareceu em zonas de finalização, atirando uma bola ao poste. Fez a assistência para o golo de João Teixeira.

N. Oliveira: Quero muito que ele fique. Mexe muito com o ataque e estava em todo o lado! Podia ter marcado por 2 ou 3 vezes.

E é isto, os jogadores parecem estar a responder o que é muito bom.

Amanhã há mais e o jogo é frente ao At. Bilbao. novamente às 18h30 e novamente a ser transmitido na Benfica TV.

2 comentários:

  1. intrusamento é com e.
    Bebé, à menos de 1 semana é com h.
    De resto bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Eheh obrigado! É o que dá estar à meio ano sem escrever. Tenho de tirar a ferrugem.

    ResponderExcluir