segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Controlar sem suar

Benfica 1-0 V.Guimarães

Onze inicial: Oblak, Sílvio, Luisão, Jardel, Siqueira, Fejsa, E. Perez, Markovic*(1), Sulejmani, Rodrigo, Lima.
Entraram: Salvio (saiu Sulejmani) e Ruben Amorim (saiu Lima).
Homem do jogo: Markovic*(1)

Os 4 min. iniciais até faziam prever um jogo a ritmo frenético, com o Benfica quase a marcar nos primeiros segundos de jogo. A verdade, é que após uma paragem longa devido a um choque de cabeças
entre Enzo e Jardel, o Benfica teve dificuldade em se reencontrar, mas nunca perdeu o controlo do jogo, sempre com posse de bola e a jogar maioritariamente no meio campo adversário.
Na minha opinião, ainda bem que o jogo não se desenvolveu a um ritmo muito elevado (jogamos daqui a 3 dias!!!). Embora goste de ver futebol espectáculo, as responsabilidades a nível de calendário impõem-se e então, é fulcral controlarmos o desgaste e sermos mais pragmáticos!

Apesar do ritmo médio, ocasiões foi o que não nos faltou... a única razão para o resultado não ter sido mais dilatado, foi a falta de eficácia.

A nível táctico não há grande coisa a acrescentar... quero apenas salientar a grande maturidade táctica que a equipa tem revelado! A equipa sabe o que tem que fazer, sabe quando acelerar e quando abrandar, acerta marcações, faz desmarcações, não deixa o adversário ter a bola! Assim tudo se torna mais fácil, e , a nível defensivo, faz com que o adversário não crie tantas hipóteses e, por consequente, faz com que não soframos golos (desde Dezembro só sofremos 1!).

Durante este jogo, vimos um Markovic a dar grande profundidade ao ataque ( e a defender
bem). Para mim foi o homem do jogo por tudo o que fez, pelas ocasiões que criou, pelas bolas que deu a marcar aos colegas, pelo bom trabalho defensivo, por grandes iniciativas de contra-ataque e claro, pelo belíssimo golo marcado! Que classe meu Deus!
Rodrigo também esteve muito bem. No lance do golo, é ele que assiste Markovic com muita classe. Também em outras situações esteve bem, ao vir buscar jogo atrás, ao fazer combinações e a desmarcar colegas com muita classe (ex: Lima).
Destaco também Jardel, que demonstrou muita coragem ao completar o jogo após uma lesão aparentemente aparatosa de que foi vítima logo no início do jogo. Depois de regressar ao jogo, nunca evitou o contacto, disputou bolas de cabeça, ganhou bolas aos adversários fazendo antecipações de qualidade, enfim... bom jogo.
Luisão foi homenageado pelos 400 jogos ao serviço do Benfica. É de feacto uma marca impressionante e mostra o que o Luisão tem feito por nós! Para mim, está época, é inclusive a melhor época dele! Hoje, mais uma vez, este imperial!
A equipa no geral esteve bem, Siqueira jogou muito...

Gostava já agora de destacar o regresso do nosso SALVIO à catedral! Como o próprio disse, é mais um reforço de inverno, e que reforço!!
*Enzo esteve um pouco abaixo do habitual.

Falando do Vitória, apenas dizer que disputou bem o jogo, sem criar muitas ocasiões (lembro-me apenas de 2). Sempre a defender atrás da bola, em busca do contra-ataque, controlou bem os espaços entre linhas e criou dificuldades à progressão do Benfica. Quando sofreu o golo, manteve a postura e não se 'desmembrou'.

Mas pronto, a vitória foi justa, quem procurou a vitória foi o Benfica, quem controlou foi o Benfica e quem marcou, foi o Benfica!
Foi um jogo que se resume essencialmente à qualidade de posse de bola, sem ataques avassaladores mas eu diria, com o Benfica a fazer o necessário.
Destaque também para mais um jogo sem sofrer golos!

Mas pronto, daqui a 3 dias há mais um jogo de vital importância na catedral e como JJ diria, os nossos rapazes têm de estar 'frescos que nem alfaces'!!

*Momento do jogo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário