sábado, 29 de dezembro de 2012

2012: ano desportivo passado em revista

Vou fazer aqui um resumo do que foi este ano em termos futebolísticos, não só em termos de Benfica mas do futebol em geral.

Geral:
- Foi um ano onde houve de tudo, tanto a níveis colectivos como individuais.
A nível europeu salientam-se a incrível conquista da Champions pelo Chelsea.
Incrível não pelo excelente futebol mas, na minha opinião pela enormíssima sorte que tiveram...
O futebol de Di Matteo era muito defensivo, na minha opinião, tendo o Chelsea ganho tal competição também o Benfica podia ter tido tal sorte ou é preciso recordar-vos as excelentes exibições alcançadas contra os 'blues'?
O Atlético Madrid afirmou-se como a grande potencia europeia que é conquistando mais uma vez a Liga Europa.
Na sequência de tudo isso, deu-se a Supertaça Europeia onde obviamente se defrontaram Chelsea e Atlético Madrid, sendo que o Atlético dizimou a equipa londrina num embaraçoso resultado de 4-1. Aí sim, se viu o verdadeiro Chelsea de Di Matteo.
Uma equipa campeã europeia não pode ter tal postura dentro de campo!!
O Chelsea esteve mais uma vez envolvido numa grande competição desta vez disputando a final da campeonato mundial de clubes. Final essa que acabou por perder para o Corinthians.
A nível de selecção a Espanha mais uma vez ganhou o Europeu sendo que nós também estivemos perto de o conseguir. Para mim, como aliás já disse, a final da Espanha foi contra Portugal e aqueles malditos penaltis tramaram-nos... a equipa parece que se voltou a unir mais, valores individuais também vieram ao de cima e Cristiano fez um grande europeu!
A nível dos grandes campeonatos nacionais europeus, o Real Madrid comandado por Mourinho venceu finalmente o campeonato espanhol, o City venceu o campeonato inglês depois de todo o capital investido.
A Juventus ganhou o campeonato italiano sendo que desta vez foi validada  a conquista(recordo que nas 2 anteriores vezes o titulo foi retirado à juve por corrupção).
Na França foi o Montpellier que conquistou o título.
Em Portugal, foi o futebol clube dos porcos...
No início do ano tudo fazia prever que talvez conseguíssemos ser nós a conquistas o desejado título mas houve ali uma fase menos boa pela nossa parte, tenho de dizer.
Esquecendo campeonatos e títulos, quero destacar o grande investimento no PSG. Poderá estar ali uma grande potência a nível europeu.
Quero também destacar a recente caída de rendimento por parte do Real Madrid... põe-te a pau Mourinho!! 
Não posso deixar de destacar toda a envolvência dos embates entre Real e Barça... mais do que nunca houve uma atmosfera do outro mundo em cada embate!
O mundo parou!!


A nível individual também houveram alguns destaques neste ano...
- Messi ganhou a Bola de Ouro( referente ao ano de 2011). Prémio justo se formos a ver o que fez tanto individualmente como colectivamente.
O argentino continua a bater recordes e já vão em 91 os golos marcados no presente ano civil!!
A rivalidade entre o Cristiano e Messi (criada pela imprensa) foi mais do que intensa.
Acho que um pouco de nós sempre esteve à espera daquele momento em que um superaria o outro e vice-versa.
Mais do que nunca, afirmaram-se como os 2 melhores jogadores do mundo sendo que Iniesta para mim surge em 3º mas ainda um pouco aquém...
Falcão afirmou-se como um dos melhores pontas de lança da Europa ou até mesmo do Mundo, fazendo boas prestações tanto no campeonato como na Liga Europa e na Supertaça Europeia.
Voltando a falar em Cristiano e Messi não consigo mesmo escolher qual o melhor dos dois...
Quero dizer, são características muito distintas!!
Messi é mais aquele tecnicismo, aquele tiki-taka.
Cristiano é aquele poder de explosão, aquele pontapé canhão, aquele motor de arranque que muitas vezes leva a equipa às costas!
É difícil...
Para mim o melhor 11 deste ano de 2012, é: Baliza: Neuer, Defesas: Jordi Alba, Thiago Silva, Pepe, Philip Lahm, Meio-campo: Xabi Alonso, Iniesta, Ozil, Avançados: Cristiano, Messi e Falcão. Muitos mais como David Silva, Van Persie, Kompany, Xavi... mereciam entrar na equipa mas não cabem todos...

Falando de Benfica:
Foi um ano que podia e devia ter sido mais bem conseguido...
Estivemos perto dos nossos objectivos e na recta final voltámos a falhar e também fomos um pouco prejudicados como é habitual sendo que conquistamos mais uma vez a Taça da Liga... é engraçado, sempre ouvi os adeptos do zbording chamarem à Taça da Liga tudo e mais alguma coisa tirando mérito à competição mas agora que é a única competição que ainda têm (matematicamente) hipóteses passou a ser uma competição de alto calibre, muito importante! Enfim...
Fizemos uma boa campanha na Champions e podíamos ter ido mais longe não fosse uma pontinha de azar como já disse anteriormente...
Encaixamos boas quantias de dinheiro com as vendas de Witsel e Javi...
É um dos méritos de JJ, para mim o melhor treinador a treinar em Portugal, valorizar os jogadores!
Já falando na presente época, temo-nos apresentado bem, pena não termos passado à fase seguinte da Champions resultado talvez de um meio campo adaptado que tem resultado aqui mas que não se deu tão bem na Europa, especialmente contra adversários que explorem o contra-ataque ou que tenham um meio-campo numeroso e de qualidade.
Para mim, onde falhámos o apuramento foi em Moscovo.
Matic acabou por se revelar um excelente jogador, bastante polivalente ocupando bem os espaços do meio-campo e atacando bem!
Mesmo assim, acho melhor construirmos melhor o nosso meio-campo voltando a jogar no 4x2x3x1 com um nº10 a criar...
Estou bastante expectante em relação à Liga Europa, onde acho que temos mais hipóteses do que na Champions...
Em relação ao campeonato, prevejo um braço de ferro com o Porto até ao fim.
Na Taça de Portugal, temos de aproveitar da melhor maneira as ausências de Porto e Sporting e na Taça da Liga ainda é muito cedo para prognósticos mas temos o dever de defender o título!!
Acabamos mais uma vez por invistir em excelentes jogadores... é o caso do Ola John, o Toto Salvio que está de volta a casa, o Lima...
Para além disso estamos a formar muito bem e temos reforços de peso na equipa B prontos para ajudar sendo que alguns já o fazem neste momento! É o caso do André Gomes! Um senhor dentro de campo!
Enfim... foi um ano onde houve de tudo e ainda não acabou!!
Não percam amanhã o nosso Benfica para a Taça da Liga frente ao Moreirense em Moreira de Cognos pelas 16h.
Vamos ver o que o próximo ano traz a este Benfica...
Nos meus desejos de fim de ano, vou reservar pelo menos um para ter uma festinha lá para Maio...

Carrega Benfica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário